massage, back, therapies-2441741.jpg

SHIATSU

Shiatsu é uma terapia que significa ‘pressão com os dedos’. Com sua base na Medicina Tradicional Chinesa, teve sua origem no Japão entre o final do século XIX e início do século XX e hoje conta com distintas ramificações que foram surgindo da mão de distintos terapeutas.

Seu principal objetivo é a autoregulação do próprio corpo, que tem uma capacidade autocurativa inata e que infelizmente, é pouco utilizada. Através dos estímulos de pontos e meridianos exatos, podemos ativiar essa capacidade regenerativa do corpo, prevenindo assim o desequilíbrio do organismo e melhorando a qualidade de vida.

Diferente de uma massagem comum, o shiatsu é caracterizado pela força e pressão colocada em cada ponto específico do corpo, trabalhando assim não só os pontos energéticos da MTC, como também liberando distintas camadas musculares, nervosas, linfáticas, etc. É uma terapia em que ocorre uma grande parceria entre o estudo energético do organismo humano e da anatomia particular de cada região, gerando assim benefícios múltiplos.

TUI NA

O Tui Na, por sua vez, é tão antigo quanto a própria Medicina Tradicional Chinesa: mais antigo até que a própria acupuntura. Quando ainda não se aplicavam as agulhas, já havia um dedo firme estimulando os meridianos com o Tui Na.

O Tui Na contém uma série de técnicas e manobras distintas – An Rou Fa, Tui Fa, Sa Fa – que buscam estimular o corpo humano através da liberação e da tonificação dos meridianos. Tem uma aplicação tão importante quanto a própria acupuntura, tendo técnicas especializadas em lombalgia, cervicalgia, insônia, cefaleia ou hiperensão, além do seu uso dentro do tratamento da Medicina Tradicional Chinesa no combate às síndromes que dão origem às diversas doenças crônicas não transmissíveis.