Nosso método é a Medicina Tradicional Chinesa, ciência com mais de 4.000 anos de prática ininterrupta. O estudo da MTC já conta hoje com mais de 100.000 artigos científicos que vem comprovando-a sistematicamente e aplicamos, da forma mais fiel possível, o mesmo método utilizado na China milenária.
Seguimos a metodologia do “Centro de Medicina Chinesa” do Rio de Janeiro, maior referência do país na área, sendo o responsável por trazer, na íntegra, o método da MTC diretamente dos hospitais da China. É graças à essa ponte direta que podemos hoje calibrar a prática e os resultados da Medicina Tradicional Chinesa, aumentando notavelmente a sua efetividade no combate às doenças crônicas.

Como combater doenças crônicas?

A Medicina Tradicional Chinesa vem sendo uma opção cada vez mais procurada em todo o mundo porque pode curar muitas doenças crônicas sem os efeitos colaterais que muitas vezes ocasionam as drogas farmacêuticas. Dessa forma, se torna uma grande aliada e parceira da medicina ocidental, visto que o tratamento com a MTC não exclui nenhum tratamento convencional, podendo ser mantido em paralelo sem nenhuma contra indicação.
As técnicas incluem: Acupuntura, Tui Na, Moxabustão, Dietética Chinesa, Fitoterapia, Qi Gong e Auriculomedicina. O objetivo de todas essas ferramentas é o de influenciar a energia natural do corpo através dos Jing Luo – meridianos energéticos do corpo – para que estes, de forma natural, auto regulem o organismo físico. O assento vital, corpo etérico ou simplesmente fundo energético do nosso organismo, é um fenômeno ainda por conhecer-se em sua totalidade, mas que já nos explica muitos fenômenos até então estranhos a nós, como o membro fantasma em pacientes amputados e as próprias técnicas da medicina chinesa, que por sua eficácia, é utilizada oficialmente nos hospitais da China, mesmo nos tempos atuais, já tendo mais de 4.000 anos de prática clínica. Se nós temos como senso comum o fato de que uma dipirona serve para a dor de cabeça, o que dizer de uma prática clínica com resultados por mais de milênios?
Dentro de sua filosofia está o Tao, o Yin e Yang, os Cinco Elementos, os Três Tesouros, e toda uma vasta gama de conceitos filosóficos que explicam de forma objetiva a origem das enfermidades, desde o seu surgimeno energético até a sua total cristalização. Com esse método podemos tratar e prevenir enfermidades como: ansiedade, insônia, stress, depressão, lombalgia, infertilidade, cervicalgia, cefaleia, incontinência, alzheimer, asma, bronquite e um largo etcétera de doenças crônicas, tratando a causa e não o efeito. Dessa maneira oferecemos um tratamento objetivo – o mesmo método usado nas universidades chinesas – no combate às diversas doenças crônicas.

A Medicina Tradicional Chinesa também vem a ser um norteador filosófico, anímico e espiritual, abrangendo, com a sua filosofia, todos os campos da vida do ser humano. Com o termo Chan queremos enfatizar a ideia de “contemplação”, termo usado há mais de 1400 anos na antiga China, que denota o estado meditativo. A meditação sempre cumpriu um papel fundamental na Medicina Tradicional Chinesa e hoje seu resgate se torna cada vez mais explorado pela ciência. Atualmente se comprovou que a meditação provoca neurogênese – criação de novos neurônios – e gera, portanto, a regeneração do corpo. O que hoje a ciência descobriu, a medicina chinesa já nos avisava há milhares de anos: a meditação faz com que o Qi flua através do corpo e restaure o bem estar. Hoje estamos expostos a milhares de estímulos visuais diários – nas ruas, em nossos celulares, tablets, meios de transporte – em um mundo onde tudo se fez digital. Mas as perguntas que devemos fazer são: estamos prontos para tantos estímulos? Sabemos lidar com uma mente excitada por tantas informações? Jung disse que o objetivo final de seu trabalho como médico e psicológico foi o de tentar mostrar ao homem moderno o quanto ele perdeu ao desenvolver a razão em detrimento de sua vida anímica e emocional. Hoje, com a propagação da Medicina Tradicional Chinesa podemos reverter isso e voltar a tomar o controle de nossas vidas, em todos os âmbitos, desde o corpo ao espírito.