Qi (energia) Gong (trabalho), o trabalho da energia, a condução das energias, é uma técnica milenar e única. Já imaginou conseguir trabalhar os canais energéticos do corpo sem agulhas? Sem a moxabustão? Isso é possível mediante a técnica do Qi Gong.
Praticado em toda a China e migrando posteriormene ao mundo oriental inteiro, e agora ao nosso mundo ocidental, o Qi Gong é um dos segredos da saúde e longevidade da Medicina Tradicional Chinesa. Praticado por monges budistas, taoístas, confucionistas, shaolin, e posteriormente se tornando popular por todo o mundo oriental, esses exercícios permitem que os canais se ativem e se mantenham em bom funcionamento, gerando uma influência em cadeia chegando ao nosso organismo físico.
Não vemos na China milenar academias e academias espalhadas pelas ruas da cidade. Não vemos pessoas correndo longas maratonas. O mais comum é ser encontrados, ali nessas regiões onde a MTC gravou suas raízes, pessoas realizando os exercícios de Qi Gong pelas manhãs, deixando parques e praças lotadas. E a China ocupa um lugar de honra no ranking de centenários. Será coincidência? Os canais energéticos são o fundamento da MTC e a possibilidade de trabalhá-los com estes exercícios tem um alto valor a todos nós, ocidentais, que a cada ano que se passa, nos tornamos mais estressados, ansiosos, deprimidos e adoecidos em um ritmo crescente.
É chegado o momento de pararmos e refletirmos seriamente sobre a maneira como entendemos a vida, para conseguirmos entender melhor a boa saúde. É chegada a hora de se abrir às diversas pesquisas científicas sobre a Medicina Milenar Chinesa que vem saindo à luz, comprovando o que os antigos diziam. O Qi Gong, muito mais do que um simples exercício de concentração, é uma porta para a reconquista do equilíbrio, do bem estar e da saúde plena.