Notícias

Fique por dentro das principais notícias da Medicina Tradicional Chinesa.

A Acupuntura e a Moxabustão

“Uma célula requer energia não só para realizar todas as suas funções, se não para o mantimento de sua estrutura. Sem energia, a vida se extinguiria instantaneamente e o tecido celular colapsaria. A fonte dessa energia é a radição do Sol”. – Albert-Szent Györgyi, bioquímico ganhador do Nobel de Medicina de 1937.

Györgyi afirmava em seus estudos que a água é a mãe de todos os processos vitais na célula e que os processos que ela realiza – permitindo a transferência de energia em nossa biologia – se devem ao elétron. Dizia, igualmente, que a vida se resume em uma corrente elétrica entre os diversos corpos, em trocas entre elétrons em estado excitado e elétrons em estado fundamental. Recentemente, uma pesquisa científica logrou capturar que uma célula emite biofótons antes de morrer, exatamente o que fazem as estrelas, guardadas as devidas proporções.

Com esses dados não queremos complicar a mente de nosso leitor mas, simplesmente, oferecer as respostas visíveis a um processo invisível que é a arte da acupuntura. Saberíamos dizer o que é o fogo? Saberíamos com exatidão dizer o que é a eletricidade? Se nossa ciência não conseguiu dar resposta à essas perguntas, por que ri do Qi?

Zhen ( – agulha) Jiú ( – fogo) em sua grafia original, o termo acupuntura é hoje amplamente conhecido no mundo inteiro. Milhares de anos se passaram desde o começo do uso dessa técnica, milhões de pessoas se beneficiaram de sua aplicação e cada vez mais a ciência ocidental incorpora às suas cadeiras essa antiga arte. A acupuntura tem sua origem na China milenária e faz parte de um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa. Os grandes sábios daqueles tempos conseguiram mapear os canais energéticos do corpo humano e, influenciando-os, obtinham efeitos físicos no organismo de quem os procurava, revitalizando e curando. Hoje, nos aproximamos aos poucos das correntes sutis de nosso universo, e redescobriremos, surpresos, que os antigos, sim, estavam certos.

A Moxabustão, por sua vez, como a reflexologia em si, tem uma origem na qual não podemos colocar uma precisão exata, ainda que boa parte dos terapeutas e estudiosos do assunto consintam que teve sua origem na China antiga. Bian Que Neijing é um tratado de moxa já datado do século 5 antes de Cristo, na China, indicando que já havia a tradição de sua prática.

A moxabustão ou moxaterapia é prima da acupuntura e tem o mesmo embasamento: os meridianos ou canais energéticos de ação em nosso corpo. Esses canais estão permeando todo o corpo e principalmente, permeiam os principais órgãos do nosso organismo. Isso faz com que um canal ao ser estimulado, tenha um estímulo específico sobre o órgão a qual ele está ligado.

Com o calor da moxa – bastão feito de artemísia – se buscou, desde a antiguidade, estimular o Qi, a energia do corpo e dos canais específicos aos quais ela é aplicada. Assim, aqueles órgãos que já começam a enfraquecer, podem revigorar-se com essa nova energia que lhes é injetada. Como aquele bom banho de sol de manhã que vai nos tirando o desânimo, a correta utilização da moxa pode ir dando vida novamente aqueles pedacinhos já cansados do nosso dolorido corpo bem como ao conjunto todo.

Agende sua consulta

Pronto(a) para cuidar de você com quem entende e se importa?

Marcar uma consulta na Shiatsu Chan é simples!

Nosso processo foi feito para deixar você seguro e bem informado desde o primeiro momento!

1º Passo
Você agenda pelo whatsapp.
2º Passo
Você recebe confirmação e orientações pelo whatsapp.
3º Passo
É recebido no consultório com atenção.
4º Passo
Seguir as indicações prescritas na consulta e se preparar para a próxima sessão!